Muitas pessoas se perguntam como é o processo de cicatrização dos piercings… Por isso, hoje vamos dizer-te como é esse processo!
O que é um piercing?
No fundo, um piercing é uma ferida intencional criada para curar com um objecto “estranho” dentro do teu corpo.
Como cicatriza um piercing?
Há três fases no processo de cicatrização:
Fase 1
“Inflamado”
Nos primeiros dias após o furo, ocorre a coagulação do sangue. As plaquetas que são as células que circulam pelo nosso sangue ligam-se quando reconhecem danos no corpo. O Plasma, vai então infiltrar-se na ferida para alcançar hemostasia, que é a paragem do sangue.
Fase 2
“Crescimento”
Nesta fase, a pele começa a curar-se de fora para dentro, criando um canal apertado para as jóias. Tem em mente que a pele nova é também muito delicada e pode ser rasgada facilmente, por isso, chamamos normalmente a esta fase, a “fase de crostas”.
Esta é tipicamente a fase em que as pessoas voltam ao estúdio onde fizeram o seu piercing e explicam ao bodypiercer que o seu piercing não está a cicatrizar…. E não está, isto porque a pele “nova” em volta da perfuração é tão delicada que basta um ligeiro toque no piercing ou golpe pode reabrir este “selo” fino e fazer com que o sangue comece a fluir. Basicamente, vai-se desta fase de volta à fase um.
Fase 3
“Amadurecido”
Agora, para a fase de amadurecimento, leva geralmente meses ou anos para que o teu piercing esteja totalmente curado ou cicatrizado. Ao longo deste processo de cicatrização, as pessoas irão alternar entre as fases 2 e 3.
Isto significa que o teu corpo está a tentar curar-se a si próprio, por isso sê paciente o teu corpo, ele está a fazer tudo o que pode para curar esta ferida aberta. O tempo de cicatrização depende de cada pessoa, dos cuidados que tem e dos seus hábitos.
Por exemplo, os lóbulos do corpo tendem a ser os mais rápidos a cicatrizar por serem considerados de “tecido mole”. Qualquer perfuração na área da cartilagem pode levar entre 6 a 9 meses, mas também vai depender do teu corpo e de como estás realmente a cuidar dele durante este processo de cicatrização.
Podes ver o tempo médio de cicatrização de cada piercing neste artigo: “Piercing: 7 dicas para uma boa cicatrização”
O que é normal ver/experiênciar com um novo piercing?
Algumas coisas normais que irás experienciar são: sensibilidade, inchaço, e desconforto. Também verás fluidos corporais como por exemplo uma “descarga transparente” e pus branco e quando estes secam, passam a ser aquilo que costumamos chamar de crostas.
Verás também alguma vermelhidão, mas isso é assim tão comum quanto isso, por isso não te assustes.
Como sei se o meu piercing está a curar/cicatrizar?
Algo que dizemos sempre às pessoas é que o lado em que tem o seu piercing deve corresponder à cor da pele de uma zona que não tem piercings. Dito isto, não deve haver vermelhidão, sensibilidade, crostas, ou “altos”. Basicamente, tens de sentir a área exactamente como sentias antes de teres um piercing.
Como sabe se alguma coisa está errada com o seu piercing?
Se tiveres feito algum trauma ou dado uma pancada forte ao piercing, isto pode causar-te complicações tais como irritação e cicatrização/ cura atrasada tardia, migração, ou até rejeição.
O que devo usar para o limpar?
Soluções Salinas, ou seja, Soro Fisiológico. Contudo, não recomendamos fazer solução salina em casa porque não é esterilizada nem segura. Podes pingar Soro Fisiológico directamente sobre o piercing e depois secá-lo quando terminares.
Também podes molhar um cotonete e limpar o piercing dessa forma, nunca deixando a zona demasiado húmida.
Deves sempre lavar as tuas mãos antes de começares a limpar os teus piercings.
O que não devo usar nos meus piercings?
Alguns dos produtos que não vais mesmo querer usar nos seus piercings são bactina, álcool, peróxido de hidrogénio, unguentos, etc. Por exemplo, com pomadas o que fazes é revestir os teus piercings, deixando-os húmidos e fazendo com que a ferida não respire e ainda corres o risco de atrai mais bactérias.
O teu corpo está constantemente a criar novas células para curar o teu piercing e se estiveres a usar algo como álcool ou peróxido de hidrogénio, estás a matar as bactérias, boas e más, o que não permite que o teu piercing cicatrize corretamente.
Posso acelerar o processo de cicatrização?
Não, até à data, não há nada que ajude a acelerar o processo de cicatrização. [Quem nos dera, não é mesmo?].
O que podes, e deves, fazer para garantir que o teu corpo aceita e cicatriza bem e no tempo médio, é comer refeições saudáveis, ser ativo, manteres-te hidratado e manteres-se afastado de drogas e álcool.
Leave a reply